Cultura

NESTA QUINTA (30) - MART Cabo Frio recebe Quarteto de Cordas e Madrigal da Faculdade Batista do Rio de Janeiro

Concerto "400 anos de Música" começa ás 19h30, na capela conventual

Em: 30/11/2017 às 15:33:47
Da redação

O projeto "Música no Convento", do Museu de Arte Religiosa de Tradicional de Cabo Frio (Mart) vai receber nesta quinta (30) o Quarteto de Cordas e o Madrigal da Faculdade Batista do Rio de Janeiro, que têm como regente o maestro Ricardo Aigner. O concerto "400 anos de música" será às 19h30, na capela conventual do Mart, com entrada franca. O repertório vai da Renascença, passando pelo Barroco, pela música colonial brasileira e pelo Negro Spiritual, um gênero musical surgido nos Estados Unidos inicialmente interpretado por escravos negros, com o uso de movimentos rítmicos do corpo e palmas como acompanhamento da música.

 

O Quarteto de Cordas iniciou seus trabalhos informalmente em 2016, tomando forma definitiva como projeto de performance musical em 2017. O grupo é formado atualmente por Jéssica Mayumi  (primeiro violino), Thaís Moura (segundo violino), professor Ricardo Aigner (viola) e Maicon Correa (violoncelo). O destaque do repertório é a música popular, brasileira e internacional, em arranjos originais, "com o objetivo de aproximar o público da sonoridade e da expressividade dos instrumentos de corda e arco", como explica o professor Ricardo Aigner, antecipando que no concerto do Mart o grupo vai executar obras de J.S. Bach, The Beatles, Milton Nascimento e Chico Buarque de Holanda, entre outros.

 

Já o Madrigal foi organizado em 2013 com o objetivo de colocar os estudantes da instituição em um contato criativo com o repertório vocal europeu dos séculos XVI, XVII e XVIII, bem como com a música brasileira do período colonial. "A participação no Madrigal proporciona uma vivência importante da estética, do estilo e das particularidades interpretativas da música vocal destes períodos históricos", afirma o professor Ricardo, criador do grupo. Atualmente, o Madrigal conta com os cantores Ana Luiza Salotto, Jéssica Mayumi e Thais Moura (sopranos); Aline da Paz, Livia Quintanilha e Tatiane Souza (contraltos); Gabriel Barbieri e Ricardo Aigner (tenores/direção musical); Eduardo Gomes e Jefferson Lessa (baixos). No concerto do dia 30, o Madrigal apresentará peças da renascença inglesa e francesa, do barroco alemão e de música colonial brasileira.

 

A Faculdade Batista do Rio de Janeiro é mantida pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, situado no Rio de Janeiro. O curso de Licenciatura em Música tem ênfase em gestão de música eclesiástica e projetos sociais.

 


 Tópicos: Museu de Arte Religiosa de Tradicional de Cabo Frio (Mart),  Cabo Frio,  Quarteto de Cordas e Madrigal,  Cultura,  Diversão, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.