São Pedro da Aldeia

São Pedro inicia nesta quinta (30) a emissão do Alvará online

Ação faz parte de uma iniciativa do Programa Cidades Empreendedoras, do Sebrae, e visa criar uma ambiência favorável aos negócios na região

Em: 30/11/2017 às 15:01:27
Da redação

A empreendedora Nicolly Eirelli emitiu na manhã desta quinta-feira (30), o primeiro alvará online no município de São Pedro da Aldeia. A empresa de Nicolly, um comércio atacadista de roupas de cama, mesa e banho, foi devidamente regularizada em 48 horas. O benefício se estende a todos os empresários da região, que a partir de hoje poderão emitir seu alvará pela internet, sem burocracia. A medida é uma sinalização clara de São Pedro está apostando na desburocratização e se tornando uma cidade favorável ao ambiente empreendedor.

 

O alvará online era uma das metas do programa Cidades Empreendedoras, uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro, que está sendo realizada em parceria com a Associação Comercial do município e a Prefeitura, com apoio das Secretarias de Administração, Fazenda e Desenvolvimento Econômico para estimular as cidades a ter uma gestão empreendedora.

 

“Os empresários já enfrentam muitos desafios. Quanto mais eles encontrarem apoio e facilidades na sua cidade, melhor a ambiência para negócios, o que ajuda inclusive na atração de novas empresas. O alvará online era um desejo nosso e ficamos muito satisfeitos de ver São Pedro caminhando tão rápido na implementação de medidas pró empreendedorismo”, disse Ana Claudia Vieira, coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos.

 

Até o fim do ano, a cidade lançará outra iniciativa inédita: um edital de compras da prefeitura exclusivo para micro e pequenas empresas. O texto da licitação já está na procuradoria, devendo ser publicado nos próximos dias. A compra será específica para pneus, câmaras de ar, protetores de pneu, óleo de motor e caixa de marcha, graxa e agente redutor líquido de óxido de nitrogênio automotivo e contratação de serviços de alinhamento, balanceamento, desmontagem e montagem de pneus. Esta será a primeira de uma série de licitações que terão exclusividade para as micro e pequenas empresas. No início de novembro, a Prefeitura já fez a primeira capacitação de empresas para fornecer para a administração pública, também como parte do programa Cidades Empreendedoras.

 

Na manhã desta quinta-feira, executivos do Sebrae e da Prefeitura fizeram a última reunião do ano como comitê gestor do programa Cidades Empreendedoras. Durante o encontro, foram atualizadas na página do programa as realizações implementadas pelo município em relação a compras públicas, agricultura familiar, sala do empreendedor, desburocratização, educação empreendedora e ambiente escolar. Além das inovações já citadas, destacam-se também a realização de encontros com agricultores para que os mesmos participem da produção da merenda escolar, palestras sobre empreendedorismo no centro de atendimento ao trabalhador, entre outros.

 

São Pedro está na segunda posição no game Cidades Empreendedoras entre os 11 estados participantes. Nova Iguaçu está em primeiro lugar. Os demais municípios que participam do Programa são: Angra dos Reis, Petrópolis, Campos, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Volta Redonda e Três Rios. Segundo pesquisa do “Data Sebrae”, essas regiões totalizam cerca de 230 mil empresas registradas no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, 22% da atividade empresarial fluminense. 

 


 Tópicos: São Pedro da Aldeia,  Alvará online,  Programa Cidades Empreendedoras,  Sebrae, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.