Cultura

CABO FRIO - Projeto 'Caminhos da História' faz o último roteiro do ano neste sábado (16)

Novidades estão previstas para 2018

Em: 16/12/2017 às 10:00:22
Da redação

O projeto "Caminhos da História" realiza neste sábado (16) a última caminhada de 2017. A iniciativa vem proporcionando a moradores e visitantes de Cabo Frio oportunidade de visitar os pontos que retratam a história da cidade. A concentração neste sábado (16) começa às 9h, em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Centro. A iniciativa, que é uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Cabo Frio e a Universidade Estácio de Sá, vem dando tão certo que ganhará novos rumos em 2018. 

 

No roteiro do próximo sábado, o grupo vai percorrer os seguintes pontos: Morro da Guia, interior do Convento, Fonte do Itajuru, Rua Érico Coelho (incluindo o Palácio das Águias), Praça D. Pedro II,  Solar dos Massa, Praça Porto Rocha, Igreja Matriz histórica de Nossa Senhora da Assunção, Charitas, Câmara Municipal, Largo São Benedito e Praia do Forte.

 

Além deste roteiro, outras possibilidades estão sendo avaliadas para 2018. Isso porque desde que foi criado, em junho deste ano, o projeto "Caminhos da História"  vem ganhando mais público e alcançando o objetivo de envolver os participantes, como afirma o coordenador do Curso de História da instituição, professor Paulo Cotias.

 

"O projeto está sendo muito importante porque conseguimos atingir o principal objetivo, que é o de sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de valorizar os pontos da memória da cidade, e se envolver afetivamente, tanto com eles quanto com a nossa própria história e construção da nossa identidade. A cada edição tivemos um número maior de público, o que mostra que a história tem despertado mais interesse nas pessoas. Torcemos para que cada vez mais pessoas se envolvam, fazendo com que esse processo de valorização ganhe mais espaço e mais campo", afirmou Paulo Cotias, anunciando a possibilidade de novos cenários para o ano de 2018, incluindo roteiros marítimos e em outros pontos da cidade.

 

O passeio deste sábado terá à frente o historiador e monitor do Núcleo de Prática e Pesquisa em História da Universidade Estácio de Sá, Daniel Henrique, acompanhado das alunas do 4º período do Curso de História da instituição, Juliana Esteves e Marianna Tobias.

 

"O projeto deu um novo viés de olhar para a cidade. Nesta época de alta temporada, podemos dar aos visitantes, além da opção das praias, também uma opção de passeio histórico na nossa cidade, que é a sétima mais antiga do país. Além disso, os passeios são uma ação educativa, e sempre enriquecemos com novas informações e curiosidades sobre os lugares que percorremos", conta Daniel Henrique.

 

O passeio é gratuito e não é necessária inscrição prévia. A organização do evento ressalta que em caso de chuva, a atividade será cancelada.

 


 Tópicos: Projeto caminhos da História,  Cabo Frio,  Cultura,  Diversão, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.