Boca Miúda

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (14)

Prefeito de Cabo Frio não comparece na PF; A Casa dos Esquemas em São Pedro da Aldeia; Troca de procurador em Arraial do Cabo; Flamenguista pé frio em Iguaba; Audiência da LOA em Búzios; E muito mais...

Em: 14/12/2017 às 18:38:00
Equipe RC24h

MARQUINHO NÃO FOI

Embora a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio tenha confirmado, faltando poucos minutos para 14h desta quinta-feira (14), a ida do prefeito Marquinho Mendes para prestar depoimento na Polícia Federal, em Macaé, não foi o que aconteceu. O chefe do Executivo cabo-friense não compareceu. O depoimento dele estava marcado para às 15h. Apenas o advogado do prefeito esteve sede da PF em Macaé para entregar uma justificativa. Mas a mesma ainda não foi divulgada pela Comunicação e nem pela Polícia Federal. O delegado da PF, Dr. Felício Laterça, afirmou que vai enviar uma nova intimação ao prefeito, mas não disse quando. Agora, se Marquinho se ausentar mais uma vez, ele será conduzido a prestar depoimento e incorrerá no crime de desobediência. Em nota da Comunicação, divulgada no início da noite, o Executivo informou que o prefeito teve "um imprevisto familiar e por isso precisou utilizar a prerrogativa de prévio agendamento prevista em lei". Ainda segundo a nota, a nova data do depoimento será divulgada assim que for marcada entre a defesa de Marquinho Mendes e a autoridade competente.

 

 

 

ESTRANHO...

Entender os motivos que levaram o prefeito a adiar o depoimento é o que todos querem saber. E a repercussão dessa falta, já pegou muito mal nas primeiras análises, se considerarmos os comentários da internet. Definitivamente, Marquinho Mendes passa por uma fase dificílima. E qualquer movimentação que ele faça, cai sobre ele mesmo a responsabilidade. Faltar a esse depoimento, pode ter sido um tiro no pé.

 

 

 

 

A CASA DOS ESQUEMAS

A sessão desta quinta-feira (14) da Câmara de São Pedro da Aldeia foi quente como há muito tempo não se via.  O pau quebrou, esquemas foram denunciados e o presidente da Casa, Bruno Costa ficou acuado. Tudo começou quando Zezinho Martins (o super Zezinho voltouuu!) subiu na tribuna para as explicações pessoais e, definitivamente, ‘botou a boca no trombone’. Falou sobre esquemas que estão rolando na Casa Legislativa e até do caso do contrato de manutenção das câmeras, que envolve perseguição, ameaças, afastamento de funcionário da Câmara e muito mais (coisas de arrepiar os cabelos). O vereador jogou tudo no ventilador, mostrando que voltou a ser aquele edil valente e sempre pronto a denunciar os esquemas, como era na legislatura passada. Voltando-se para o presidente da Casa, mandou logo na lata: “O Regimento Interno só funciona quando é do interesse de vossa excelência”. Após a fala de Zezinho, foi só tiro, porrada e bomba na sessão. Brunão até tentou se defender mas, como sempre, se enrolou na fala e nas atitudes.

 

 

 

CASA DOS ESQUEMAS II

Acompanhando o colega, o vereador Denilson Linhares também foi para cima do presidente. Disse que a Casa tem cinco edis ao lado de Bruno, fazendo o que ele quer, sem respeitar os demais pares e a população. Mas ele não parou por aí, falou sobre o caso do bairro Campo Redondo, onde um cidadão conhecido como Almir está “mandando nos funcionários que lá estão trabalhando pela prefeitura”. Porém, o mesmo não é, segundo o vereador, servidor nem contratado pelo Executivo e o Legislativo. Foi então que Bruno disse que o referido senhor é amigo e está lá como funcionário dele. “É uma ajuda particular que eu pedi ao prefeito, para que ele (Almir), pudesse acompanhar os trabalhos. Mas ele está lá como cidadão e não como funcionário”. Como assim? Então, realmente a Câmara de São Pedro da Aldeia é a ‘Casa dos Esquemas’, onde o presidente faz pedidos particulares, vota e aprova só o que é do interesse dele e do grupão que o acompanha??

 

 

 

PF PASSOU DIRETO

Para finalizar, vale destaque um trecho da fala de Zezinho Martins (o super Zezinho voltouuu!), em que ele afirma que a Justiça passou direto por São Pedro da Aldeia. “Aquelas empresas que estão no noticiário, trazendo vergonha para Cabo Frio, o mesmo esquema acontecia aqui. É só pegar o relatório que eu fiz na CPI da Saúde, que tudo pode ser comprovado”, disse o edil. O que Zezinho quis dizer, na verdade, é que o município aldeense passou por situações parecidas (ou até piores) com o que ocorreu em Cabo Frio e Iguaba Grande, mas ao contrário das duas cidade, em São Pedro, a Justiça e nem o Ministério público agiram da mesma maneira. Em Iguaba, a CPI das Quentinhas resultaram no afastamento da prefeita, Grasiella Magalhães, além do tremendo desgaste político que ela teve. Em Cabo Frio, a Polícia Federal levou quatro presos e desbaratou esquema criminoso. Mas em São Pedro, onde a mesma empresa também atuava sequer estacionou a viatura.

 

 

 

ATO UNIFICADO

Nesta sexta-feira (15), às 9h, os servidores da Saúde e Educação de Cabo Frio realizam ato unificado no Largo Santo Antonio, que fica no bairro Itajuru. Os servidores vão protestar novamente contra o atraso no pagamento do salário de novembro e do 13º.  

 

 

 

 

 

 

ANTES DO ANO NOVO

Dr. Davi Figueiredo não é mais o Procurador Geral de Arraial do Cabo. Quem assumiu o lugar dele foi Dra. Luciana Benites. O motivo da mudança não foi divulgado. Mas o que se sabe, por enquanto, é que as alterações de secretariando não param por aí. E até a noite da virada, muita coisa pode acontecer no grupo do prefeito Renatinho Vianna. O positivo, é que mais uma mulher empoderada assume o protagonismo na gestão pública na região. Ainda mais numa Procuradoria, o que é coisa rara.

 

 

 

 

PRESENTE DE GREGO

Ronnie Plácido ficou todo contente em ser alçado ao cargo de Secretário de Governo, Eventos e Comunicação. Mas a alegria durou menos de 48h. Isso porque o prefeito Renatinho Vianna, deu a ele uma missão impossível: realizar o réveillon sem recurso, na base do 0800. Dizem que Ronnie ficou estressadíssimo. Mas passados alguns dias, se acalmou e aceitou o desafio. “me deram um limão, farei uma caipirinha”, disse ele assim, pelos corredores da prefeitura quando recebeu a missão. Pelo menos fogos e shows com atrações locais, já estão garantidos. Isso, ele se comprometeu. Mesmo sem um tostão. Será que só?

 

 

 

 

AUDIÊNCIA DA LOA

Em Búzios, está marcada para o 20 de dezembro, quarta-feira que vem, às 15h, a audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores, para discutir a LOA 2018 (Lei Orçamentária Anual). O evento será realizado no plenário da Casa Legislativa. Será que a população buziana vai comparecer? Ou será um tema só de interesse da classe política e alguns setores específicos? Se pensarmos que o orçamento previsto para o ano que vem é superior ao de São Pedro, que tem uma população três vezes maior, além de ser um município muito menor que o aldeense. Vale o alerta ao povo para que vá e participe. Depois não adianta chororô.

 

 

 

PÉ FRIO

A prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, esteve no Maracanã, na quarta-feira (14), para acompanhar a final Copa Sul Americana. Vestindo a camisa rubro negra, ela até postou foto nas redes sociais. Mas a turma não perdoou e começou a dizer que a prefeita é “pé frio”. Os flamenguistas da Praça Edila Pinheiro estão pedindo para que, no próximo jogo, Grasiella não vá para o Maraca e permaneça torcendo da fazenda mesmo, para não levar urucubaca para o time. Essa turma não tem jeito!!

 

 

 

 

 

R$ 2 MILHÕES EM EMENDAS

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou o orçamento do Estado para o Exercício de 2018. A deputada estadual Marcia Jeovani (DEM) apresentou ao todo 30 emendas ao orçamento estadual, sendo todas aprovadas pelos seus pares, e somadas alcançaram o valor de quase R$ 2 milhões.  O direcionamento indicado pela parlamentar prioriza a alocação de recursos nas áreas de Saúde e Segurança Pública.  Os investimentos alcançarão 21 municípios de diferentes regiões do Estado.


 Tópicos: Boca Miúda,  política,  Região dos Lagos, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.