Armação dos Búzios

Rede hoteleira de Búzios registra 80% de ocupação para o Réveillon

Estimativa é de que percentual ultrapasse os 90%

Em: 21/12/2017 às 17:38:04
Da redação*

Restaurantes, bares e outros serviços de Armação dos Búzios estão prontos para receber a grande quantidade de turistas, e a previsão da Secretaria de Turismo do município é de 500 mil pessoas comemorem o novo ano na cidade.

 

Mesmo faltando alguns dias para o final do ano, a rede hoteleira de Búzios já registra 80% de ocupação para o período de réveillon. A informação é da Associação de Hotéis de Búzios (AHB) que estima um aumento neste percentual depois do natal, dia 25, segunda-feira. Alguns estabelecimentos hoteleiros localizados no centro de Búzios já ultrapassaram os 80 e a expectativa, é de 95% a partir do dia 29 de dezembro.

 

De acordo com o Secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Cesar Fernandes, mais de 500 mil pessoas estão sendo esperadas para o réveillon – Búzios tem 35 mil habitantes aproximadamente.

 

O verão começa oficialmente hoje, quinta-feira, dia 21 de dezembro. Independente da alta temporada, ao balneário mais charmoso do Brasil já está recebendo, desde o mês passado, grande quantidade de turistas de várias partes do mundo, através das 63 escalas de transatlânticos previstas para a 21ª temporada de navios 2017/2018s, até abril de 2018. Em relação ao mesmo período de 2010/2011, o número de escala caiu consideravelmente. Representantes do setor culpam a burocracia, as altas taxas portuária, trabalhista, legislação, dentre outras.

 

Em 2010 e 2011, Búzios registrou 219 escalas e neste ano, em sua vigésima primeira temporada, apenas 63 escalas. fazem parte do calendário. Um turista gastava em média na cidade escalada, R$ 238,00. Segundo Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado em parceria entre a CLIA BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), hoje o custo médio é de R$ 559,80 por cruzeirista.

 

Enquanto a rede hoteleira vive essa grande expectativa, a gastronomia internacional de Búzios está preparadíssima. Um restaurante de porte médio, na melhor temporada, de março a novembro, aproximadamente 350 clientes. No primeiro dia do ano, o estabelecimento, que prefere não se identificar, espera receber mais de mil pessoas, sem contar as crianças, cujo consumo é bem menor que o adulto. É preciso, inclusive, contratar mais funcionários para todas as funções existentes no restaurante. Por dia, no período de pouco movimento, apenas 150 clientes são atendidos.

 

Em dias de tranquilidade em Búzios, um taxista faz em média, 15 corridas/dia. No fim de ano, essa número pode ultrapassar os 40. Aumenta também, a carga de trabalho, de 8 da manhã às 11 da noite. Porém, é necessário muita paciência para suportar o trânsito. Uma corrida do Centro a Manguinhos, que em média dura 12 minutos, pode levar uma hora. 

 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios, empresário Thomas Weber garante que a cadeia produtiva do turismo de Búzios, envolvendo vários segmentos do comércio, já está finalizando os preparativos para receber bem o turismo nesta temporada:

 

"É um período de grande importância para a economia da cidade, além de gerar emprego e renda. Muitos estabelecimentos comerciais na cidade estão finalizando obras e melhorias para atender bem o turista. Com certeza, tudo estará pronto para mais um período de verão que promete ser bastante movimentado" – espera o empresário.

 

O presidente da Associação de Hotéis de Búzios, a mais antiga, com quase 30 anos, o empresário Hector Sirera, dá algumas dicas:

 

"Búzios possui excelente infraestrutura hoteleira e está habituada a receber grande quantidade de turistas do mundo inteiro. Recomendo acessar sites confiáveis, como da Associação de Hotéis de Búzios (AHB) - http://www.buziosdirect.com.br/, para obter informações – opções de hotéis e pousadas, diárias e até fazer sua reserva online. Outra site interessante é o www.visitbuzios.com, da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), com ótimas dicas sobre hospedagem, gastronomia, serviços, pontos turísticos e praias. Por sinal, a gastronomia de Búzios é dez. São mais de 250 restaurantes de fama internacional, distribuídos, em sua maioria, no centro, Orla Bardot e no Porto da Barra, em Manguinhos" - explicou Hector.No mais, sejam todos bem vindos e um brinde a mais um verão em Búzios.

 

*Materia de Gustavo Henrique Medeiros - Bebeto Karolla / Folha de Búzios

 


 Tópicos: Armação dos Búzios,  Rede Hoteleira,  Taxa de ocupação,  Réveillon,  Folha de Búzios, 


Fotos





Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Renata Cristiane

contato@rc24h.com.br
Twitter: @renatarc24h
Tel.: 55 (22) 99930-8382
Todo conteúdo publicado neste portal é de responsabilidade exclusiva da redação do RC24h.